12 remédios caseiros que controlam a fadiga naturalmente

A fadiga pode se dever a vários fatores, tanto internos quanto externos.

Quem sofre com ela regularmente sente muita incompreensão em seu ambiente de trabalho e familiar, que não aceita que esse cansaço seja crônico.

Neste artigo, compartilharemos 12 remédios que controlam a fadiga por meio da alimentação e algumas alternativas naturais.

Qual é a causa por trás da fadiga?

Há dias em que nos sentimos cansados porque temos mais preocupações ou trabalho do que o normal, porque não descansamos bem ou por qualquer outro motivo pontual.

No entanto, para algumas pessoas, a fadiga é algo regular que pode se dever a alguns fatores desconhecidos:

  • Digerimos bem o glúten? Existem muitas pessoas que não sabem que, ainda que não sejam celíacas, não digerem bem o glúten, que é a proteína presente em cereais como o trigo, a cevada ou o centeio.
  • Como está nosso fígado? Um fígado sobrecarregado ou que não funciona de maneira correta também pode favorecer a sensação de fadiga.
  • Atenção aos rins: Segundo a medicina tradicional chinesa, os rins regulam a energia do corpo.
  • Uma tireoide debilitada: Quem sofre com o hipotireoidismo, ou tem predisposição de sofrer com essa doença, também sente uma grande fadiga e falta de energia, sem motivo.
  • Insônia? É óbvio que, se não descansamos bem durante a noite, mesmo que nos deitemos cedo, o corpo não recupera a energia e acordamos até mais cansados do que antes de dormir.

Remédios para vencer a fadiga

1. Sucos caseiros

Os sucos de frutas e vegetais feitos em casa são uma excelente fonte de vitaminas e minerais que nos oferece grande vitalidade.

2. Batidas

As batidas saciam mais que os sucos, já que incluem as fibras dos ingredientes.

Além disso, podemos acrescentar cereais, oleaginosas, leites vegetais, sementes e suplementos.

Sucos e vitaminas para combater a fadiga

3. Magnésio

Este mineral está ligado ao nível de energia do corpo e ao funcionamento da musculatura. Para obtê-lo em quantidades adequadas, podemos consumir alimentos ricos em magnésio ou tomar suplementos, encontrados em qualquer farmácia.

4. Aveia

A aveia merece um lugar de destaque neste artigo, por ser um cereal que oferece muita vitalidade mas que, no entanto, podemos consumir mesmo querendo controlar o peso, já que tem muita fibra e é muito saciante. De sabor suave, algumas colheres de aveia podem ser acrescentadas a batidas, cremes e sopas.

Além disso, regula o sistema nervoso e nos ajuda a controlar transtornos, como o nervosismo ou a ansiedade.

5. Suplemento de ginseng

O ginseng é um bom remédio para ter sempre à mão quando necessitamos de um extra de energia contra a fadiga.

No entanto, não devemos adotar esse tratamento de forma contínua durante muito tempo.

6. Canela e mel

Podemos preparar uma mistura de mel com canela do Ceilão em pó e tomar uma colher de chá por dia pela manhã.

A canela estimula nosso organismo, entre muitas outras propriedades, e o mel é um alimento muito nutritivo que nos ajuda a obter energia com rapidez.

7. Reduzir o sal

O sal rouba nossa energia e nos faz sentir cada vez mais fadiga. Por isso, além de tomar remédios que nos deem energia, também temos que evitar os que nos tiram.

Devemos consumi-lo em pequenas quantidades e escolher sempre o sal marinho.

8. Proteína

Precisamos de boas fontes de proteína para vencer a fadiga, e não apenas de origem animal. Estas são boas fontes de proteína vegetal:

  • Leguminosas
  • Oleaginosas
  • Sementes
  • Abacate

Alimentos para combater a fadiga

9. Beber água

Dissemos que os rins estão relacionados com os níveis de energia. Portanto, beber água suficiente ao longo do dia também pode nos ajudar a combater a fadiga.

10. Alimentação integral

Os alimentos refinados prejudicam nossa saúde, nos fazem acumular toxinas e nos enfraquecem de maneira progressiva.

Por outro lado, os alimentos integrais, ricos em fibra, são muito mais nutritivos e nos fazem sentir cheios de vitalidade.

11. Maca peruana

A maca é um tubérculo andino considerado um superalimento. Rico em nutrientes, age como um estimulante, afrodisíaco e regulador hormonal.

12. Exercícios

A melhor maneira de vencer a fadiga é fazer o esforço de praticar exercícios, ainda que seja muito difícil ter motivação para tal.

Assim, ativaremos nosso metabolismo de maneira gradual, melhorando nosso estado de ânimo e nos fazendo sentir com mais vontade de seguir num ritmo mais ativo.

Deveríamos fazer exercícios de intensidade média, pelo menos, duas vezes por semana.


Source link