10 alimentos que acalmam a ansiedade naturalmente

Neste artigo compartilhamos 10 alimentos que acalmam a ansiedade naturalmente, agindo sobre o sistema nervoso de forma positiva para equilibrá-lo e combater esse mal tão comum hoje em dia.

Aqueles que sofrem de ansiedade geralmente sentem um grande desconforto e solidão diante desse transtorno, para o qual não há tratamento que não traga efeitos colaterais ou riscos de dependência.

Quando a ansiedade não é grave, nenhuma medicação costuma ser prescrita, embora possa estar causando grande desconforto à pessoa.

A ansiedade pode ser prevenida?

A ansiedade, dependendo da gravidade do caso, pode causar os seguintes sintomas:

  • Taquicardia
  • Sudorese
  • Tremores
  • Opressão no peito
  • Falta de ar
  • Problemas digestivos
  • Tensão muscular

Estes sintomas podem ser cada vez mais sérios se não conseguirmos controlar este transtorno difícil.

A melhor opção, se não seguimos nenhum tratamento específico, é através da dieta, escolhendo alimentos que têm a propriedade de regular o sistema nervoso. Veja a seguir alguns alimentos que acalmam a ansiedade.

Alimentos que acalmam a ansiedade

1. Cacau

O cacau puro, que não deve ser confundido com o chocolate, é rico em triptofano, um aminoácido que promove a produção de serotonina. Este transmissor neuronal tem a capacidade de nos fazer sentir felizes. 

  • Podemos consumir uma ou duas porções de chocolate amargo por dia, ou cacau em pó misturado em batidas ou em sobremesas. Não devemos esquecer que é um estimulante poderoso.

2. Aveia

A aveia é um superalimento muito nutritivo com a dupla virtude de relaxar o sistema nervoso e de acalmar o nervosismo e ansiedade e, ao mesmo tempo, nos fornecer energia e vitalidade.

Portanto, é um cereal muito benéfico que devemos incluir todos os dias em nossa dieta, sob a forma de granola , leite de aveia, farinha, etc.

3. Levedura de cerveja

A levedura de cerveja é um dos alimentos que acalmam a ansiedade

A levedura de cerveja é um suplemento rico em vitaminas, minerais e aminoácidos que estabiliza desequilíbrios nervosos e melhora a nossa pele, cabelo e unhas.

Podemos usá-la por estações, especialmente nas mudanças sazonais, ou quando temos crise de ansiedade.

4. Alface

A alface não é muito conhecida por suas propriedades medicinais. No entanto, este vegetal é ideal para prevenir e tratar ansiedade e outros distúrbios nervosos, como a insônia.

  • Podemos comê-la cozida ou em infusão.
  • Recomendamos consumir alface orgânica, pois é um alimento que geralmente contém muitos pesticidas.

5. Abacate

O abacate é um dos alimentos que acalmam a ansiedade

O alto teor de vitaminas do grupo B que o abacate contém melhora nosso humor graças à liberação de serotonina e dopamina.

Além disso, esta fruta é um superalimento muito benéfico para a saúde, por isso deve estar presente na nossa dieta todos os dias.

  • Devemos comer abacate sempre cru, em saladas, cremes, molhos ou batidos.

6. Cebola

A cebola ajuda a acalmar a ansiedade graças ao seu conteúdo em compostos fenólicos.

Podemos, portanto, adicioná-la crua às nossas saladas e molhos, e cozidas em todos os tipos de sopas e grelhados.

7. Noz

A noz é um dos alimentos que acalmam a ansiedade

A noz é um fruto seco delicioso contendo, entre outros nutrientes, magnésio e ácidos graxos ômega 3, que atuam diretamente sobre o sistema nervoso central .

  • Para nos beneficiarmos desses componentes, devemos ativar as nozes  deixando-as de molho 8 horas antes de consumi-las. Desta forma, elas serão mais curativas e digestivas.
  • Uma vez que elas forem ativadas, podemos comê-las sozinhas, adicioná-las às nossas saladas ou sanduíches, ou incorporá-las em vitaminas e cremes.

8. Amêndoas

A amêndoa é outro fruto seco que nos ajuda a combater a ansiedade.

Elas contêm magnésio e ácidos graxos, da mesma forma que as nozes, mas também se destacam pelo zinco, um mineral que tem um papel decisivo em nosso estado de espírito. 

9. Vegetais de folhas verdes

Os vegetais de folhas verde acalmam a ansiedade

Os vegetais de folhas verdes contêm vitaminas, entre as quais o ácido fólico, um nutriente muito benéfico para tratar ansiedade, depressão e outros distúrbios nervosos.

Podemos tomar sucos verdes para fortalecer nosso corpo e ter energia e bom humor ao longo do dia.

10. Banana

A banana, uma fruta deliciosa e nutritiva, é rica em potássio, um mineral que nos ajuda a combater os nervos e o estresse, e também beneficia nossos músculos.

Uma banana por dia é um complemento ideal no nosso tratamento natural para prevenir e tratar a ansiedade, sendo um dos melhores alimentos que acalmam a ansiedade.


Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*